Convidados

Dr. Danilo Maciel Carneiro

danilo

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás -1985. Pós-Graduação em Acupuntura Médica, Fitoterapia e Ayurveda. Desde 1996, Ministra Cursos de Extensão em Ayurveda e atende consultas em vários estados do Brasil, a convite de instituições de ensino. Atualmente é Membro da Seção de Ensino e Pesquisa do Hospital de Medicina Alternativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SUS-GO e Membro Honorário da Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) Representante da ABRA – Centro-Oeste. É autor do livro “Ayurveda – Saúde e Longevidade”, publicado pela Editora da Universidade Federal de Goiás. 2007.

Dr. Marcelo Demarzo

Professor de “Mindfulness para Saúde” com formação na Inglaterra (Instituto Breathworks), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society – University of Massachusetts) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli. É Médico de Família e Comunidade, com graduação, especialização e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP, e Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. É Docente visitante da Universidade de Zaragoza, Membro da Comissão Organizadora e Responsável pelo Módulo Prático do “Máster en Mindfulness” na mesma Instituição.

Dra. Sandra Fortes

sandra

Medical Degree by Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), MSc in Psychiatry by Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) and PhD in Public Health Epidemiology (Saúde Coletiva) by Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Actually is an Associate Professor of Medical Psychology and Mental Health in the School of Medical Sciences University of Rio de Janeiro State, and psychiatrist in the Health Ministry, acting as mental health supervisor for family health program . Researcher in the following areas: mental health in primary care, public health (saúde coletiva), somatization and pain, training in mental health. Supervisor in Posgraduation courses – residence in family medicine, psychiatry and medical psychology. Reviewer for the Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo), Rrevista APS ( Juiz de Fora), Interfaces ( Botucatu ) and Mental Health in Primary Care ( London) . Leader of the Research Group ( UERJ-CNPq) on Mental Health in Primary Care.

Dra. Camila Ferreira Vorkapic

camila

Educadora Física formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializada em Saúde Mental. Estuda os efeitos de práticas integrativas e contemplativas na saúde mental e pública. Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria/UFRJ (Bolsista CNPq). Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia/UFRJ (Bolsista FAPERJ Nota 10). Pós-Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista em Desenvolvimento Científico Regional de Pós-doutorado FAPITEC/CNPq. Membro externo do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saude (UFS). Colunista de Ciências do Jornal Cinform. Atualmente, em pesquisa pós-doutoral, dedica-se ao estudo da meditação em subpopulações especiais e da integração destas práticas no Sistema Único de Saúde.

Fernanda Alcântara

fernanda

Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde realizou pesquisa-intervenção em escolas de ensino fundamental, em programa de educação e em formações de professores. Desenvolveu e implementou projeto social de apoio à educação pelo Rotary Club. Atuou em pesquisas de História da Psicologia e Saúde Mental. Coordenou análise institucional em escola de ensino infantil com pais e professores. Atuou como psicóloga em instituições de saúde pública com crianças, adolescentes, e adultos – atendendo, inclusive, autistas e portadores de sofrimento psíquico intenso, e suas famílias. Dedica-se ao estudo da concepção e parentalidade consciente; expressão corporal; yoga; meditação; Ayurveda e filosofia.

Lama Padma Samten

lama

O mestre budista Lama Padma Samten tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento. Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor. Em Viamão (RS), onde reside, está situada a sede do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), entidade que dirige. Seu trabalho está voltado à orientação das atividades de seus alunos, através do estudo, da prática de meditação, de retiros e, sobretudo, através do auxílio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz como caminho para que desenvolvam boas relações no ambiente onde vivem. Além do contato muito próximo com a comunidade budista, nos diversos estados onde o CEBB está estabelecido, como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Lama Padma Samten tem orientado profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, que buscam aprofundar e qualificar suas teses, estudos e atuações profissionais, a partir de uma interface com a espiritualidade, de modo geral, e com o budismo, de modo específico. Ciência, psicologia, saúde, sociologia e educação são algumas das principais áreas em que este diálogo acontece.

Dra. Cristina Haguenauer

cristina

Professora Associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ) (www.latec.ufrj.br), do Grupo de Arte Imersiva do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), da COPPE/UFRJ (http://www.lamce.coppe.ufrj.br) e do Núcleo de Estudos em Ecologia e Desenvolvimento NED (http://www.latec.ufrj.br/ned/). Desenvolve pesquisas e projetos em: Tecnologias da Informação e da Comunicação (web 2.0, portais, ambientes virtuais de aprendizagem, redes virtuais, comunidades virtuais); Linguagens, Educação, Arte Imersiva e Novas Tecnologias (educominucação, educação a distância, jogos educativos, hipermidia, Ambientes Imersivos, Mídias Digitais, Games, Realidade Virtual); e em Ecologia e Meio Ambiente (Educomunicação Ambiental, Comunidades, Redes e Sistemas).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s